Prefeituras da região enfrentam escassez de doses da vacina contra a Covid-19
A preocupação com a escassez de vacinas contra a Covid-19 cresce em pelo menos duas cidades da região, Limeira (SP) e Santa Bárbara d’Oeste (SP), onde os estoques da vacina bivalente se esgotaram. Em Piracicaba (SP), as doses estão disponíveis apenas em alguns postos e o estoque está se esgotando rapidamente.
As prefeituras dessas cidades já solicitaram novas doses ao Governo do Estado, mas não receberam previsão de reabastecimento. A Prefeitura de Piracicaba afirmou que aguarda a entrega das novas doses pelo Governo Estadual, enquanto a Secretaria de Saúde de Limeira atribui a falta de doses ao repasse inferior do Ministério da Saúde ao Estado. Em Santa Bárbara d’Oeste, não há mais doses disponíveis nas UBSs, e a prefeitura já fez pedido ao Governo Estadual.
De acordo com informações da Secretaria Estadual de Saúde, nos meses de fevereiro, março e abril, o Ministério da Saúde enviou um número de doses inferior ao solicitado pelos Grupos de Vigilância Epidemiológica (GVEs). O Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) aguarda a chegada de novas doses do Programa Nacional de Imunizações para distribuição aos GVEs.
Quanto à disponibilidade das vacinas, a Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba esclarece que as doses estão sendo destinadas prioritariamente a grupos vulneráveis, incluindo pessoas a partir de 5 anos de idade que possuem maior risco de desenvolver formas graves da doença. Diferentes grupos têm recomendações de doses anuais ou semestrais, conforme sua condição de saúde e vulnerabilidade.
Para aqueles que já receberam duas doses ou mais da vacina contra a Covid-19, a recomendação é não receber doses adicionais, a menos que façam parte dos grupos prioritários listados pela Secretaria Municipal de Saúde.
Leave a comment